Skip to Content

News & events

Apelo de Porto Novo

Date Added:15 July 2011

 Iniciativa para criação de uma federação africana de profissionais e de associações no campo dos arquivos correntes, intermediários e permanentes, bibliotecas e gestão da informação.

A oficina do CIA para planejamento da recuperação após crise ou desastre realizada em Porto-Novo (Benim), nos dias 21 a 23 de junho, deu aos participantes a oportunidade de refletir sobre a solidariedade profissional e lançar o Apelo de Porto-Novo (“Porto Novo call”).

G.T. Hounyo reading the call/G.T. Hounyo lisant l'appel

G.T. Hounyo reading the call/G.T. Hounyo lisant l'appel

Em 22 de junho de 2011, no âmbito do Seminário Internacional de Treinamento para Planejamento da Recuperação após Crise ou Desastre, organizado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA), um grupo de atividade reuniu-se em Porto-Novo (Benim), com o objetivo de criar uma rede federativa de profissionais e associações africanas no campo dos arquivos correntes, intermediários e permanentes, bibliotecas e gestão da informação.

O Grupo, composto por 31 membros de diferentes países da África, formulou uma resolução em forma de um apelo, o “Apelo de Porto-Novo”, como um primeiro passo para a criação dessa estrutura. Na mesma linha, os participantes estabeleceram um “Grupo de Trabalho de Coordenação Provisória” para conduzir o processo de sua criação e implementação.

O Grupo de Atividade, tendo fixado os termos de referência do Grupo de Trabalho de Coordenação Provisória (GTCP), deu-lhe como mandato:

- definir a composição dos membros (instituições, indivíduos, outros…);

- propor um nome para a entidade;

- desenvolver uma minuta de estatuto e normas de procedimento;

- buscar financiamento para organizar uma assembleia ou congresso de fundação;

- propor um lugar para o evento;

- organizar a assembleia ou congresso;

- conduzir uma ampla campanha mundial de divulgação sobre a iniciativa, em especial na África;

- desenvolver uma minuta de plano estratégico para a estrutura federativa a ser submetida à assembleia/congresso de fundação.
O CIA sente-se feliz por haver proporcionado aos colegas essa oportunidade e os encoraja a desenvolver esta iniciativa.

O Grupo de Trabalho de Coordenação Provisória é composto por:

- Coordenador principal: Dr. Samba Aw, professor da Universidade Cheikh Anta Diop em Dakar, presidente da Associação Senegalesa de Bibliotecários, Arquivistas e Gestores de Informação (Senegal);

- Vice-Coordenador (Comunicação): Georges Theotimus Hounyo, chefe do Departamento de Arquivos Correntes, Intermediários e Permanentes do Ministério da Economia e Finanças (Benim);

- Vice-Coordenador: Eugene Loubou, Arquivo Municipal de Brazzaville (Congo-Brazzaville);

- Vice-Coordenador: Doumbia Atoumane Ndiaye, chefe do Centro Nacional para Documentos Judiciais (Senegal);

- Vice-Coordenador: Ibrahim Zoungo, presidente da Associação Burquina de Gerentes de Informação (Burkina Faso);

- Membros: Timothy B. Hounkpatin, Secretariado Geral da Presidência da República (Benim), Félicien Houwanou, Arquivo da Presidência da República (Benim), Jean-Paul Ndayisaba, Associação de Arquivistas e Bibliotecários de Burundi; Mireille Gnikpo, Consultora (Benim), Mahamadou Lawaly Dan Dano, Direção de Alfândega (Nigéria), Yacinthe N'Cho NGuessan, Direção-Geral do Tesouro e Contas Públicas (Costa do Marfim), Marcel-Moulossy Lent, Arquivo Nacional (Congo-Brazzaville).
 

Title Size File Type Language
Apelo de Porto Novo 10 Ko pdf Portuguese