Published by the digital newspaper Contexto Exacto, Brazil, 25 September 2018
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios está se preparando para o lançamento do Centro de Memória Digital do TJDFT – CMD, nova plataforma de disseminação de informações de caráter informativo, educativo e de interesse social, relacionada à memória institucional do TJDFT.
[…]
Centro de Memória Digital
O Centro de Memória Digital – CMD é a nova plataforma de disseminação de informações de caráter informativo, educativo e de interesse social, relacionadas à memória institucional do TJDFT. Para tanto, ela irá utilizar o software ICA-AtoM (International Council of Archives – Access to Memory), ferramenta que permite descrever a informação arquivística, bibliográfica ou museológica, em conformidade com as normas internacionais, e possibilita a disponibilização on-line do acervo. Sem contar que a digitalização de peças históricas permite o resguardo de informações relevantes ao longo do tempo, evitando a deteriorização e a ação de agentes externos.
Adotado por órgãos como o STJ , o software AtoM será assim utilizado para disponibilizar informações de valor histórico e cultural do TJDFT, de interesse da comunidade científica e da sociedade em geral, preservando a memória da nossa Justiça, transpondo barreiras espaciais e contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.
Read the full article